sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Como reconhecer um Bom Cientista



Cientistas existem, e muitos. Talvez até demais. Tem muita gente fazendo a mesma coisa. Tem muita gente fazendo errado. Tem muita gente fazendo pelos motivos errados. Tem muita gente fazendo por obrigação. Tem pouca gente fazendo por paixão.

Qualquer um que tenha uma experiência razoável em ciência certamente já se deparou com cientistas muito bons e com cientistas muito ruins. É relativamente fácil reconhecer um bom cientista. Está no jeito com que ele faz ciência.

Aí vão algumas observações que eu fiz durante nesses últimos anos. Claro que sempre haverá exceções à regra, portanto fiquem à vontade pra discordar.  :)

- Um bom cientista é apaixonado pela sua curiosidade. Ele não é somente curioso, ele adora ser curioso e é essa obsessão pela busca da resposta que faz com que ele trabalhe, invente e descubra.

-O modo com que um cientista pipeta e trabalha na cultura de células pode dizer muito sobre ele. Bons cientistas são cuidadosos, medem seus movimentos inconscientemente, prestam muita atenção aos detalhes, misturam soluções muito mais do que o necessário, buscam a perfeição em cada passo do caminho. A parte do experimento que estiver no seu controle vai sair o mais próximo possível do impecável.

- Um bom cientista se interessa por áreas que não estão diretamente relacionada ao seu trabalho. Ele pode trabalhar com neurociências, ler um livro sobre imunologia, assistir à uma palestra de nanotecnologia e uma conferência sobre biomateriais. Conhecer outras áreas e outras possibilidades lhe dá ideias que podem se aplicar ao seu trabalho agora ou no futuro. Nunca subestime o poder de uma palestra cujo título você não entende.

- Pra um bom cientista, os fins não justificam os meios. Mesmo que os resultados sejam lindos e maravilhosos, se o modo de realizar os experimentos, o protocolo, os controles, os tempos, as temperaturas e as condições de trabalho não forem ótimas durante a realização dos experimentos, o experimento deve ser repetido. Um bom cientista percebe os erros experimentais antes de começar o experimento.

- Um bom cientista é organizado: sua bancada, sua mesa, seu computador, sua vida. Isso não quer dizer que ele vai passar a limpo seu caderno todo santo dia, mas pelo menos 1 vez por semana ele vai fazer um levantamento do que fez ou vai fazer. Planejamento a curto (dias) e longo (semanas) prazo também é uma característica marcante, principalmente se os experimentos são complexos.

- Um bom cientista dá crédito às pessoas que contribuíram para o seu trabalho. Não falo somente na hora da publicação. Pode ser numa palestra, numa conversa informal ou mesmo em algo tão trivial como um "lab meeting".

- Um bom cientista ensina o que sabe. Essa mania de não ensinar uma técnica "exclusiva" do seu projeto porque "fui eu que padronizei" ou qualquer desculpa do gênero, é sinal de fraqueza e insegurança. Um cientista de verdade gosta de ensinar e fica feliz quando alguém mais vai poder usar "sua" técnica. Ele quer que todos cresçam juntos e fica genuinamente feliz se um colega publicar um trabalho. Esse negócio de inveja não rola. "Focus on your own work. The rest shall be left behind." - P. Kaldis.

- Um bom cientista duvida de tudo. Ele pode até chegar de duvidar de si mesmo. Nunca vou me esquecer de uma conversa que eu tive com meu supervisor Kasim depois que nosso experimento deu certo pela primeira vez:
-Kasim: Então, agora que sabemos que X interage com Y, o que fazemos?
-Eu: Partimos pro próximo experimento?
-Kasim: Não. Nós fazemos de tudo pra provar que X não interage com Y. Se falharmos, aí sim seguimos em frente.

- Um bom cientista nunca para de aprender. Ele lê, participa de cursos, palestras, seminários e até mini-cursos online. Quanto mais você aprende, mais percebe o quão ignorante você é. E isso tem a ver com a próxima observação:

- Um bom cientista pratica a humildade. Ele sabe que tem muito o que aprender e que pode aprender tanto com um laureado com o Prêmio Nobel quanto com o técnico e com o aluno de iniciação científica do laboratório.

- Um bom cientista assume seus erros, não importa o quão idiotas eles sejam. Ele sabe que colocar a culpa nos outros não leva a nada, muito menos a aperfeiçoamento profissional. Todo mundo erra.

-Criatividade! Ideias absurdas, curiosidade, noites insones com a cabeça a mil. Ainda não descobriram como a mente de um cientista funciona, mas deve ser uma bagunça. A diferença é que o bom cientista geralmente anota suas ideias ou coloca-as em prática assim que possível. Hoje, por exemplo, eu e Ben, o aluno de verão do laboratório, fizemos uns experimentos muito loucos com uma garrafa de coca-cola. Por quê? Porque deu na telha. A gente teve uma ideia legal e colocou-a em prática, pra desespero dos nossos pos-docs. Resultado: aprendemos várias coisas (principalmente coisas que ninguém deveria repetir), bagunçamos o laboratório todo e tomamos uma coca no pátio depois do expediente. Foi ótimo!

-Um bom cientista toma iniciativa. Seja pra colocar seus experimentos em prática, seja pra ajudar um colega, seja pra organizar algo no lab.

- Um bom cientista não faz pela publicação. Claro que publicar faz parte, mas isso deve ser uma consequência da busca pelo conhecimento, não sua principal motivação.

- Um bom cientista não tem medo de ser criticado. Pelo contrário, ele busca a opinião de outras pessoas, mesmo que elas sejam negativas, pra aperfeiçoar seu próprio trabalho.

- Um bom cientista não desiste nunca (só se acabar o dinheiro ou o orientador cortar o barato). E quando uma  pergunta na sua cabeça for respondida, outras 10 surgirão.


- Um bom cientista não é cientista 100% do tempo. Ele arranja tempo pra si mesmo, pra sua família e pra fazer as coisas que gosta FORA do laboratório. 

- Na minha opinião, não existe uma correlação direta entre a qualidade de um cientista ...
... e o uso de jaleco.
... e o consumo de cafeína.
... e o número de horas no laboratório.
... e o número de papers publicados.
    
Pronto, agora você pode começar a fazer suas próprias observações. Procure identificar as coisas que você admira naquele bom cientista que trabalha perto de você. Vale tentar copiar e colocar em prática tudo que há de bom nas outras pessoas! É assim que você mesmo vai virar um exemplo de bom cientista.

Be the change you wanna see in the world. 



2 comentários:

  1. E temos aqui uma das melhores ;)

    Adorei, guria!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Bom texto! Eu me lembrei do dia da minha defesa de doutorado... A própria banca brincou comigo que eu era "chata" porque que não parava de questionar tudo e todos (até eu mesma na minha tese).
    Meu único porém é que a minha mesa é beeem desorganizada, hahaha... Mas quanto ao planejamento das experiências, concordo plenamente, nessa parte se você não for organizado a coisa não vai pra frente (e mesmo pensando em tudo, as vezes acontece alguma coisa inesperada). Eu acrescentaria ainda que um bom cientista também tem que ter jogo de cintura e imaginação pra contornar aqueles problemas que aparecem num trabalho de campo, no experimento, etc.
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário e seu nome aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.